quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

ENCERRAMENTO DA GINCANA 10 MINUTOS CONTRA A DENGUE COM FESTA NA UPP DOS PRAZERES, EM SANTA TERESA


 Doze toneladas de lixo recolhidas e 4 mil pneus usados coletados, dos quais 700 só na comunidade do Batam, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. Este foi o saldo da I Gincana 10 Minutos contra a Dengue, que o Governo do Estado realizou em novembro e dezembro, em 15 áreas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). O objetivo foi mobilizar a população em ações de combate à dengue. A cerimônia de encerramento foi realizada neste sábado (17/12) na comunidade dos Prazeres, em Santa Teresa, a vencedora da gincana, com a coleta de uma tonelada de material reciclável com a participação de moradores.

Para marcar o encerramento da gincana, a comunidade dos Prazeres foi palco de várias atividades, como oficinas de reciclagem, de customização de bolsas de educação ambiental, aferição da pressão arterial, teste de glicose e orientações com profissionais de saúde sobre prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e alimentação. As comunidades pacificadas que participaram da gincana foram premiadas com um certificado de instalação de ecopontos de material reciclável. As ações foram realizadas em parceria com o Sesi, a Escola de Teatro da Uerj e o Batalhão Florestal da Polícia Militar. Veja as fotos abaixo:



Segundo o secretário do Ambiente, Carlos Minc, que esteve presente na cerimônia de encerramento, as comunidades pacificadas que participaram da gincana receberão ecopontos com toda infraestrutura necessária para coleta e separação de materiais recicláveis. Minc disse ainda que a comunidade dos Prazeres vai ganhar um núcleo de costureiras, formada por moradoras que irão trabalhar com material que pode ser reaproveitado, como retalhos, em fantasias e alegorias das escolas de samba.

- Elas vão trabalhar com moda em alto estilo a partir de material que pode ser reaproveitado ou reciclado. A gincana foi realizada em 15 comunidades pacificadas com o propósito de unir esforços no combate ao mosquito transmissor da dengue. Das 12 toneladas de lixo recolhidas nessas UPPs, 20% são de materiais recicláveis que foram encaminhados para cooperativas de catadores locais. Além disso, foram identificados e destruídos vários focos do mosquito e, aproximadamente, mil telas foram instaladas em caixas d’água encontradas sem tampa - explicou o secretário, que estava acompanhado do superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Alexandre Chieppe.

Lançada em 19 de novembro, a gincana mobilizou centenas de moradores de comunidades pacificadas pelo Governo do Estado, durante quatro sábados consecutivos. A gincana aconteceu nas UPPs da Cidade de Deus, em Jacarepaguá; Andaraí, na Tijuca; Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme; Escondidinho/Prazeres, em Santa Teresa; Borel, na Tijuca; Santa Marta, em Botafogo; Formiga, em Vila Isabel; Salgueiro, na Tijuca; São Carlos, no Estácio; Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, em Copacabana; Macacos, em Vila Isabel; Matriz/Quieto/São João, no Engenho Novo; Providência, na Central do Brasil; Tabajaras e Cabritos, em Copacabana; e Batam, em Realengo.

A gincana promoveu dez tarefas focadas na prevenção e no combate ao mosquito transmissor da doença, que exigiram a união de esforços dos moradores. As ações foram: gravação de vídeo; grito de alerta contra a dengue; composição de um jingle; confecção da bandeira da campanha; apresentação de esquete teatral; decoração e pintura nas comunidades; mobilização dos moradores; recolhimento de material reciclável; diagnóstico do território contra a dengue; e criação da brigada contra dengue – o destaque da gincana.

Representante da comunidade dos Prazeres que recebeu a premiação em nome dos moradores,Charles Siqueira, 42 anos, elogiou a realização da gincana, ressaltando sua importância por conscientizar os moradores a não jogar ou estocar lixo em locais inapropriados, já que pode se transformar em possíveis criadouros do mosquito da dengue.

- Destaco a importância da formação da brigada contra a dengue que vai ficar permanentemente na nossa comunidade.O que fez a diferença foi a união e a participação dos moradores - disse.

Morador da comunidade pacificada do Batam, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, Armando Gamboa, 36 anos, destacou que a mobilização dos moradores foi fundamental para o sucesso da gincana no local, que terminou com o recolhimento de toneladas de material reciclável. Para ele, o que mais chamou a atenção foi o recolhimento de 700 pneus usados.

- A gincana é o pontapé inicial para um importante trabalho de prevenção à dengue, que conseguiu mobilizar inclusive as crianças - afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Constant Jardim, Nº 8 - Santa Teresa - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2224-7194 (21) 2224-7632

Tecnologia do Blogger.