Regimento Interno
SECRETARIA MUNICIPAL
DE SAÚDE
SUBSECRETARIA DE
PROMOÇÃO, ATENÇÃO PRIMÁRIA
E VIGILÂNCIA EM SAÚDE
COORDENADORIA DE
SAÚDE DA AP 1.0
CMS ERNANI AGRICOLA XXIII RA –SANTA TERESA
|
Regimento Interno
CMS Ernani Agrícola – XXII RA
Março/2013
Diretrizes Preliminares
O Centro
Municipal de Saúde Ernani Agrícola
é uma unidade de atenção primária do da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de
Janeiro que pertence a área programática (AP) 1.0. Foi inaugurado em 1943 como
um posto de puericultura, dirigido pelo Dr. Felipe Basílio Cardoso Pires e, em
1966 a unidade passou a ser chamada de Centro Médico Sanitário “Ernani
Agrícola” da XXIII RA, com a colocação de placa comemorativa em homenagem ao
médico sanitarista, um dos responsáveis pela elaboração do Plano Nacional de
combate à Lepra, de 1935.
Localizada
no bairro de Santa Teresa, o CMS Ernani Agrícola é a unidade de referência para
os usuários moradores do território de Santa Teresa.
Em
junho de 2012, a unidade recebeu duas Equipes de Saúde da Família, sendo parte
do seu macro território coberto por este modelo de atenção em saúde. A Equipe Fallet engloba toda a comunidade
do Fallet e a Equipe Alto Santa
engloba a parte mais alta do território de Santa Teresa, transformando-se,
portanto em uma unidade do tipo B.
Capítulo 1 – Localização, área de
abrangência e profissionais
1- Identificação:
O Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola é uma unidade
de saúde pública inserida em uma rede de atenção saúde da Secretaria Municipal
de Saúde do Município do Rio de Janeiro. Caracteriza-se, conforme as diretrizes
da Carteira de Serviços da Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e
Promoção de Saúde (SUBPAV), como uma unidade mista do tipo B, já que parte do
seu território de abrangência possui cobertura de duas equipes de saúde da
família.
Nome: CMS Ernani Agrícola XXIII RA
Endereço: Rua Constante Jardim, 8 - Santa Teresa – CEP 20240-230 Telefone(s :) (21) 2224-7965 / 2224-7632/ 2224-7194 – Central Telefônica Área de Planejamento: 1.0 e-mail: cmseagricola@rio.rj.gov.br; cmseagricola@gmail.com
CNES : 2708426 – SMSDC Rio CMS Ernani Agrícola
|
Trata-se de uma unidade vertical, com quatro andares,
localizada na Rua Constante Jardim, 8 – Santa Teresa, esquina com as ruas Aúrea
e Monte Alegre.
O CMSEA tem a responsabilidade
sanitária pela XXIII Região Administrativa da cidade. A Região Administrativa
de Santa Teresa foi criada em 1966 e, embora, em geral, as Regiões Administrativas
reúnam alguns bairros, devido as peculiaridades de Santa Teresa, como a sua
dificuldade de acesso, a sua maior altitude (150m) em relação aos bairros
vizinhos e calçamento, deixou de ser subordinada a III RA pela necessidade de
uma administração mais específica, determinada a recuperar o bairro após
violenta enchente decorrente de tromba d´água que acarretou desabamentos,
inundações e mortes na época.
O
Bairro de Santa Teresa surgiu a partir do convento de Santa Teresa no início do
século XVIII. Foi inicialmente habitado pela classe alta da época em um momento
de expansão para uma área fora do núcleo do Centro da Cidade. Por volta de
1850, a região foi intensivamente habitada pela população que fugia de uma
epidemia de febre amarela instalada no grande centro urbano. O bairro teve grande
influência de imigrantes europeus e a sua arquitetura é baseada na arquitetura
francesa.
“As características topográficas do bairro
condicionaram o estilo de vida de seus moradores, transformando-o num bairro
tipicamente residencial e com um comércio incipiente básico de padarias,
açougues, quitandas, botequins e armazéns; possui também uma característica de
bairro turístico, boêmio e artístico.”
*População – a população residente
estimada é de 40.926 habitantes, 46,2% do sexo masculino e 53,8% do
feminino. Em relação à faixa etária,
41,%são pessoas na idade adulta (30 a 59 anos); 13,5%, crianças (até 9 anos);
14,9%,adolescentes (10 a
19 anos); 15,1%, jovens (20a 29 anos) e 15,5%, idosos (acima de 60 anos).
2-
Estrutura Física:
- Situação da
propriedade: Imóvel próprio
- Situação da
localidade: O CMS encontra-se localizado no bairro de Santa Teresa, porém
distante da maioria das comunidades que utilizam a unidade como acesso aos
serviços de saúde pública
- Planta física: 1.568,74 m² de área
construída, prédio
vertical de 04 (quatro) andares, que comporta 13 consultórios médicos, 05
consultórios não médicos, 01 sala de curativos, 04 salas de serviços de
enfermagem, 01 sala de imunização, 02 salas de nebulização, 01 repouso, 01
consultório odontológico (com 03 equipos), 02 escovários, 01 sala de
esterilização, 02 farmácias, 2 salas de reunião, 1 auditório e áreas
administrativas. As áreas de circulação interna e externa são extensas, com 03
escadas e 03 acessos distintos para a rua.
- Localização dos setores e serviços do CMS Ernani
Agrícola – XXIII RA:
Térreo/ 1º andar– farmácia, almoxarifado da
farmácia, 1 consultório médico (Psiquiatria), jardim fitoterápico e garagem;
2º
Andar – documentação médica, 4 consultórios médicos (3 de clínica médica e
01 de dermatologia e homeopatia), sala de curativos, sala de procedimento, sala
de nebulização adulto, sala de medicação; almoxarifado geral.
3º
Andar – sala de imunização, sala de esterilização, 2 consultórios pediatria , 2 de ginecologia, sala de nebulização(criança), 2 salas de
procedimentos da pediatria e ginecologia, 1
consultório de nutrição, 1 consultório de odontologia com 3 equipos, 02
escovários, sala da chefia enfermagem,
sala dos Agentes Comunitários de Saúde, Sala dos Agentes de Vigilância em Saúde
e 2 consultórios para as ESF (Consultório da Equipe Fallet e Consultório da
Equipe Alto Santa).
4º Andar – 2 consultórios médicos (1 de
pneumo-tisiologia e 1 saúde pública,), 3 consultórios não médicos ( Psicologia,
Fonoaudiologia,Práticas alternativas),1 auditório, Direção, administração e núcleo
de pessoal, 1 sala de reunião, sala de Serviço Social, sala de coleta de exames
laboratoriais e ECG, copa-cozinha. sala
do setor de informação controle e avaliação,
3-
Área de Abrangência/caracterização do
bairro
3.1 – Caracterização do bairro:
Também
um ato de fé deu início à formação do bairro: uma ermida construída pelo
português Antônio Gomes do Desterro, da
qual há registro já em 1620,que deu à região o nome Morro do Desterro.
Entre
1740 e 1750, foram construídos os arcos da Lapa, maior obra do período
colonial, sobre os quais puderam passar as águas do Rio Carioca, depois de
descer canalizadas pela Rua do Aqueduto, atual Almirante Alexandrino, para
desaguar em um chafariz no largo da Carioca.
A
partir de 1808, os estrangeiros que chegaram ao Rio escolheram Santa Teresa
como refúgio contra as epidemias que assolavam a cidade. No final do século
XIX, quando ocorreu a da febre amarela, a região era tida como segura, onde o
mosquito não chegava. Por volta de 1855, o Morro começa a ser ocupado. O bonde
chegou a Santa Teresa seis anos depois de ter sido instalado no Rio, em 1868.
Em 1896, o aqueduto foi desativado e o bonde passou a utilizar a passagem sobre
os Arcos para chegar até o Largo da
Carioca. Nos anos 50, a
indústria automobilística passou a forçar a desativação dos bondes, o que
efetivamente ocorreu na década de 60, resistindo apenas os de Santa Teresa. A
luta dos moradores para conservá-los já dura meio século. A ocupação
desordenada do bairro gerou outros problemas e confrontos. Nos últimos anos, a
violência que se espalhou pelo Rio
chegou ao bairro., e muitos
moradores mudaram-se, outros subiram muros e grades.
3.1.1 - Localização geográfica – o bairro de Santa Teresa ocupa uma área de
515,71ha (IPP 2003), na região central
do Rio de Janeiro, fazendo fronteira com os bairros do Alto da Boa
Vista, Rio Comprido, Catumbi, Cidade Nova, Centro, Glória, Catete, Laranjeiras,
Botafogo, Cosme Velho e Humaitá.
3.1.2 - Jurisdição – Santa Teresa
está sob a jurisdição da 23ª Região Administrativa e faz parte da Área de Planejamento 1.0 – AP1.0 do Município do Rio de Janeiro. Foi o primeiro bairro do país a ser
considerado Área de Proteção Ambiental – APA, pela Lei Municipal 495, de
09/01/84. Posteriormente foi transformado também em Área de Proteção do
Ambiente Cultural – APAC, consolidada pelo Plano Diretor da cidade , sob a
tutela da Secretaria Municipal de Cultura, através do Departamento Geral de
Patrimônio Cultural - DGPC. Os limites geográficos do a bairro coincidem com os
da 23 Região Administrativa, com a APA e
com a APAC de Santa Teresa.
3.2 - Área de Abrangência
O CMS
Ernani Agrícola pertence a área programática 1.0 e destina-se ao atendimento integral
dos usuários moradores do Bairro de Santa Teresa. Segundo o censo de IBGE de
2010, o território de abrangência da unidade possui uma população de 40926
pessoas. Ainda segundo os dados do último censo, a Equipe Fallet possui 3608
usuários e a Equipe Alto Santa, 4405 usuários.
A unidade ainda encontra-se em fase
de cadastramento dos usuários da Equipe Alto Santa, já que trata-se de uma
parte mais nobre do bairro de Santa Teresa e o índice de recusa tem sido um
problema constantemente relatado pela equipe que atua neste território. Em contrapartida, a Equipe Fallet encontra-se com
100% do seu território cadastrado, possuindo um total de 1490 famílias.
O mapa abaixo demonstra o macro território
do CMS Ernani Agrícola, sendo parte dele já coberta pelas Equipes de Saúde da
Família do CMS Ernani Agrícola e pelas Equipes de Saúde da Família da Clínica
da Família Sérgio Vieira de Mello, responsável pela cobertura de toda a
comunidade da Coroa e por parte da área mais baixa de acesso ao Santa Teresa pelo
bairro do Catumbi.
Na área geográfica do bairro de Santa Teresa existem seis localidades
formalmente consideradas pelo IBGE como aglomerados subnormais – Morro dos
Prazeres, Ocidental Fallet, Morro da Coroa, Travessa Vista Alegre, Baronesa e
Francisco Castro – onde vivem cerca de 20,5% (8.338 pessoas) da população. As
favelas do entorno, onde residem 10.155
pessoas, são: Morro Paula Ramos (Parque
Rebouças e Acomodado), Vila Santa Alexandrina, Fogueteiro (EliseuVisconti e
Unidos de Santa Teresa), Morro Dona Marta (Santa Marta), Fazenda Catete, Vila
Pereira da Silva, Júlio Ottoni,Guararapes e Vila Santo Amaro.
O IBGE caracteriza como aglomerado
normal os setores censitários que
oferecem condições básicas de
infra-estrutura para a moradia. Define
como aglomerado subnormal o conjunto constituído por unidades
habitacionais- barracos, casas e outros – ocupando ou tendo ocupado, até o período recente,
terrenos de propriedade alheia (pública ou particular); estas unidades estão
dispostas, em geral, de forma desordenada e densa, e em sua maioria são
carentes de serviços públicos essenciais. Assim, o que caracteriza um
aglomerado subnormal é a ocupação desordenada e, quando de sua implantação, a
inexistência de posse da terra ou de de título de propriedade. As favelas são
compostas, em sua totalidade ou em parte, de setores censitários localizados em
aglomerados subnormais.
Extraído
e adaptado de “Os dados mais recentes sobre a população de favelas
na
cidade do Rio de Janeiro”. Publicado em Rio Estudos no. 46.
Rio de
Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, fevereiro de 2002.
4- Profissionais/Força
de trabalho
Por tratar-se de um Centro
Municipal de Saúde o quadro de funcionários é composto por Servidores Federais e Municipais além de prestadores de
serviços de limpeza e segurança e servidores celetistas contratados pela
Organização Social Instituto Social FIBRA. Todos os funcionários encontram-se devidamente
cadastrados no CNES da Unidade, atualizado mensalmente (anexo 1).
Capítulo II – Missão, Visão e Valores
1- Missão
O CMS Ernani Agrícola tem
como missão ser uma unidade de saúde destinada a coordenar o cuidado de saúde para a população do seu território
de abrangência, buscando, sobretudo, planejar, implantar, coordenar e
executar as atividades de saúde pública, considerando a saúde em seu âmbito
mais amplo, com o intuito
de prestar assistência integral de qualidade, objetivando resolver os problemas
e questões de saúde mais prevalentes na população residente e nos usuários que
buscam a unidade de saúde, respondendo com
efetividade e eficiência
2-
Visão
O CMS Ernani Agrícola tem como visão
garantir ao usuário o acesso aos serviços de saúde oferecidos, em consonância com
princípios e diretrizes do SUS, buscando garantir o acolhimento humanizado dos
usuários e a assistência às necessidades de saúde respeitando , construindo e
articulando no seu dia os atributos
essenciais e derivados da atenção primária (acesso,longitudinalidade,coordenação,integralidade,
orientação familiar,orientação comunitária, competência cultural) em seu
território
3-
Valores
O CMS Ernani Agrícola norteia as suas ações de acordo com
os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, pautando-se na universalidade,
na integralidade, na equidade, buscando um trabalho em equipe com articulação,
cooperação, solidariedade, flexibilidade, autonomia, auto-avaliação,
criatividade e responsabilidade.
Capítulo III – Estrutural
Organizacional e seu funcionamento
1-
Estrutura Interna Geral
- Direção
da Unidade : Cristina Gonçalves
- Assessora técnica ESF: Ana Luiza Machado Pinto
- Auxiliar de Chefia: Maria Regina de Oliveira Lima
- Serviço de Vigilância em Saúde : Lucia
- Serviço de Atenção Integral à saúde:
Geiza
- Seção de Atenção Integral a Saúde da
Mulher Criança e Adolescente:
Luciene Araujo Mendes
- Seção de Gestão de Administração: Silvio Ferreira de Carvalho
- Setor de Odontologia: Patrícia Carvalho Carneiro de Paula
- Setor de Enfermagem: Denise Barbosa Pinto
- Setor de Farmácia: Jane Maria de Carvalho
- Setor de Informação Controle e
Avaliação: Jadson Santos Ramos
- Setor de Infra Estrutura e Logística
: Maria Thereza Brites Perrenoud Mendes
- Setor de Recursos Humanos : Rosimeri Simões Salvador Guimarães
2
- Da estrutura de Gestão
O CMS Ernani Agrícola possui
uma gestão horizontal apoiada pela direção da unidade e pelas demais chefias
técnicas, que buscam de uma forma democrática e participativa tomar as decisões
e organizar o processo de trabalho na unidade de saúde. Para tal, as chefias
técnicas se reúnem, no mínimo, uma vez a cada mês, objetivando a construção
conjunta de todos os profissionais para a melhoria da qualidade dos serviços
prestados pela unidade aos usuários do nosso território.
O
espaço de troca de informações entre os profissionais ainda se configura como
um desafio para a unidade. A comunicação interna é efetuada através de
mensagens eletrônicas (e-mail), documentos, memorandos, ofícios, afixação em
quadros de aviso reservados ao servidor, além de reuniões internas.
A comunicação externa é realizada através
de telefone e comunicação eletrônica (e-mail), ouvidoria interna, além de
outras formas que permitam a integração do CMS com as demais unidades e outros
órgãos públicos e privados.
Todos os atos de comunicação ficam
arquivados na unidade, de forma a proporcionar a imediata consulta.
Ainda que a unidade possua
uma importante articulação com a comunidade e parceiros locais, objetiva-se a
construção de um espaço pleno e legítimo de formação coletiva com a
participação da comunidade tendo como meta a estruturação de um colegiado com a participação intersetorial de diversos gestores , parceiros e lideranças
locais da comunidade com o objetivo de identificar e priorizar as demandas do território
3
– Da Estrutura de prestação dos cuidados em saúde
A
prestação de cuidados está a cargo de equipes formadas por clínicos,
especialistas, médicos de família e outras categorias profissionais de saúde
especificadas no próximo capítulo.
3.1 – Equipe do CMS Ernani Agrícola
O CMS Ernani
Agrícola é composto por médicos (1 cardiologista, 3 ginecologistas, 1
homeopata, 3 clínicos gerais, 1 dermatologista,1 pneumologista,1 psiquiatra,2
médicos de saúde pública/epidemiologistas)
3.2 – Equipes de Saúde da Família do CMS
Ernani Agrícola
A
ESF Fallet é composta por 2 médicos de 20h, 1 enfermeira, 1 técnica de
enfermagem e 6 Agentes Comunitários de Saúde. A ESF Alto Santa é composta por 1
médica de 40h, 1 enfermeira, 1 técnica de enfermagem e 6 Agentes Comunitários
de Saúde. A CAP 1.0 disponibilizou uma assessora que trabalha em parceria com a
direção da unidade para a organização do processo de trabalho das equipes de
saúde da família.
Capítulo IV – Compromisso Assistencial
1- Do
horário de funcionamento
O CMS
Ernani Agrícola funciona de segunda a sexta-feira, de 08:00 às 17:00h e aos
sábados de 08:00 às 12:00h. O portão da unidade abre às 07:00h para a
organização da demanda de usuários para exames laboratoriais, bem como para a
acomodação dos usuários que já se encontram aguardando o atendimento.
2- Da
definição da oferta de serviços
O CMS
Ernani Agrícola possui os serviços abaixo relacionados:
- Clínica
Médica
-
Pediatria
-
Ginecologia
-
Dermatologia
- Cardiologia
-
Pneumologia
-
Psiquiatria
-
Psicologia
- Estratégia
de saúde da família
-
Odontologia
-
Práticas Integrativas
- Serviço
de Epidemiologia
-
Enfermagem
-
Nutrição
- Serviço
Social
-
Farmácia
- Coleta
de exames laboratoriais
- ECG
- Grupos
e atividades em saúde: Grupo de Saúde da Mulher, Grupo de Planejamento
Familiar, Grupo de Tabagismo, Grupo de
recepção em saúde mental, Grupo de
acolhimento em Odontologia
- Núcleo
Interno de Regulação
O CMS
Ernani Agrícola atua conforme as determinações do processo de trabalho
dispostas na Política Nacional de Atenção Básica, sendo que as equipes da ESF tem
como referência as metas contratuais do contrato de gestão.
3
– Da recepção e do acolhimento ao usuário
A
recepção ao usuário é realizada diariamente, de 07:00 e 17:00 horas, através do
Acolhimento, realizada pelas diversas Chefias de setores e serviços e enfermeiras
da Unidade, objetivando orientar, coordenar, auxiliar e otimizar o fluxo de atendimento. O
acolhimento das ESF se dá pela escuta inicial realizada pelos Agentes
Comunitários de Saúde das ESF, conforme a demanda do seu território. Na
retaguarda da recepção dos usuários, as enfermeiros e os médicos da Unidade apoiam
as orientações dos acolhedores, bem como realizam a classificação de riscos e
sintomas baseado em critérios clínicos e de vulnerabilidade.
Os usuários de demanda espontânea são
sempre avaliados pela enfermeira do acolhimento que os classificam de acordo
com o seu critério de classificação de risco e sintomas clínicos. Os usuários
que necessitam de atendimento no mesmo dia são encaminhados diretamente para o
setor.
O
acolhimento da Equipe do CMS Ernani Agrícola e das ESF ocorre no mesmo espaço
físico, no período integral. As consultas das especialidades como nutrição,
homeopatia, ginecologia , pneumologia, são agendadas diariamente pelos profissionais
da documentação médica. As demais consultas são agendadas diretamente no
acolhimento pelo profissional escalado para o turno de acolhimento. . Os
agendamentos das consultas médicas e de enfermagem dos usuários das ESF são
agendadas pelos ACS do acolhimento, durante as visitas domiciliares e durantes
as discussões em reuniões de equipe.
3 – Definição da oferta de serviços
Dentro da nova visão de
gestão da saúde, que valoriza as linhas de cuidado dos diferentes ciclos de
vida, os serviços estão voltados para as ações destinadas a atender as
necessidades do fluxo de usuários
que buscam nossa unidade.
A unidade organiza os
serviços conforme as determinações da Carteira de Serviços da SUBPAV. Segue,
dentre o preconizado, os serviços realizados pelo CMS Ernani Agrícola.
- Serviço de vigilância em
saúde;
- Rastreamento Neonatal
(teste do pezinho e teste do reflexo vermelho);
- Acolhimento mãe bebê
(atuação interdisciplinar enfermagem/pediatra/ginecologia)
- Consulta de
pediatria/adolescente de rotina;
- Consulta
pediátrica/adolescente para as doenças prevalentes;
- Consulta ginecológica
geral/obstétrica;
- Consulta clínica geral;
- Consulta de dermatologia;
- Consultas de
psiquiatria;
- Consulta de fonoaudiologia;
- Consulta de Serviço
Social
- Consultas de nutrição;
- Consulta em psicologia ;
- Consulta em homeopatia;
- Setor de Hipodermia;
- Programa de Vigilância
Nutricional (SISVAN);
- Programa de Crescimento
e Desenvolvimento;
- Programa de Imunização;
- Programa de pré-natal;
- Programa de prevenção ao
câncer do colo de útero;
- Prevenção do câncer de
mama;
- planejamento familiar;
- Programa de hipertensão;
- Programa de diabetes;
- Programa do
pé-diabético;
- Programa de saúde
mental;
- Programa de saúde bucal;
- Programa de homeopatia;
- Programa de controle
DST/AIDS;
- Programa da Tuberculose;
- Programa da Hanseníase;
- Programa de praticas integrativas
- acupuntura; massoterapia; fitoterapia
- Programa Bolsa -família;
- Eletrocardiograma
- Coleta de exames
laboratoriais;
- TIG – teste imunológico
de gravidez;
4 – Operacionalização dos serviços
Consultas e Programas na Atenção
Básica
As
consultas médicas na atenção básica serão realizadas de segunda a sexta feira
das 8:00 às 17:00h e organizadas
através de agendamento e demanda livre.
Consultas
§
Atenção
da Saúde Adulto/Idoso –as consultas são agendadas em cada turno .
§
As
vagas dos faltosos são disponibilizadas para consultas de livre demanda. As
urgências clínicas serão priorizadas pelo acolhimento e absorvidas independente
de marcação.
§ Hipertensão e Diabetes
Após avaliação na consulta médica, o
paciente portador de Hipertensão Arterial ou Diabetes Mellitus tipo II e
insulino dependente será inscrito no programa e terá seu acompanhamento e
consultas subseqüentes agendadas, de acordo com o protocolo implantado pela
SMSDC.
§
Saúde
da Mulher, Criança e Adolescente
Crianças
e Adolescentes –
consultas agendadas para acompanhamento de crescimento e desenvolvimento de
crianças de 0 a
2 anos e adolescentes de 12 a 19 anos incompletos . Na consulta médica deverá ser avaliada a
situação vacinal da criança/adolescente, o risco para doenças respiratórias
agudas e doença diarréica. Na consulta ao adolescente serão observadas questões
de desenvolvimento, sexualidade, prevenção de gestação e DST. As urgências serão
priorizadas e absorvidas independente de marcação.
Através
da integração com as escolas da área e com os adolescentes são desenvolvidas
atividades educativas, cujos conteúdos são construídos em conjunto com os
adolescentes, de forma participativa, atendendo as demandas espontâneas,
procurando enfatizar questões ligadas a contracepção, DST, drogas e violência,
avaliação antropométrica e avaliação de saúde buca
§ Acolhimento mãe-bebê
Realizado
de segunda a sexta-feira, através de encaminhamento das maternidades,
encaminhamento interno via sala de vacina ou por demanda espontânea. São
acolhidos pela enfermagem, onde é feita avaliação clínica, teste do pezinho,
avaliação da situação vacinal, orientação e estimulo ao aleitamento materno, agendamento
do bebê para marcação de consulta de acompanhamento do crescimento e
desenvolvimento, avaliação da cicatriz cirúrgica e retirada de pontos (quando
necessário) e agendamento da mãe para consulta puerperal.
- Ginecologia – consultas agendadas para a
prevenção do câncer de mama e de colo de útero e adoção de método
contraceptivo encaminhadas pelo Planejamento Familiar. As faltas são
disponibilizadas para consultas de livre demanda. As urgências serão
priorizadas e absorvidas independente de marcação.
- Prevenção de Câncer de Colo de
Útero e Mama.
Através
de agendamento ou livre demanda com ênfase a prevenção do câncer cérvico-uterino.
Será realizada coleta anual por dois anos consecutivos. A partir de segundo
resultado negativo para malignidade a coleta é trienal. Os resultados de
colpocitologias serão entregues em consulta coletiva, onde será discutida a
importância do exame, os fatores de risco, periodicidade e prevenção.
As
colpocitologias alteradas são registradas em livro próprio, para acompanhamento
regular e sistemático dos casos de retorno em 6 meses e encaminhamento externos
para o Hospital de Ginecologia da UFRJ, com busca ativa de faltosas.
Na
prevenção do câncer de mama, é realizado o exame clinico das mamas anualmente,
estabelecidos os fatores de risco e solicitados mamografia/ultrasonografia de
mamas sempre que necessário.
No
diagnóstico e prevenção das D.S.T. faz-se a triagem por exames laboratoriais, o
encaminhamento do parceiro e estimulo ao uso de preservativos.
§ Assistência
Pré-Natal
É
iniciada tão logo seja confirmada a gestação através de exames laboratoriais ou
de imagem, priorizando e facilitando o acesso ao TIG pela consulta de
enfermagem quando serão solicitados os exames laboratoriais de rotina e
agendada consulta médica, num prazo ideal não maior do que 30 dias. No caso de
TIG negativo, será feito encaminhamento para
o Planejamento Familiar.
A
consulta médica deverá ser mensal até 36 semanas, quinzenal até 38 semanas e semanal
até o parto ou o encaminhamento à maternidade referência, através do Programa
Cegonha Carioca.
Quando
na 1ª consulta for detectado tratar-se de pré-natal de risco, a gestante será
agendada para continuidade na maternidade referência.
Serão
realizados 3 exames ultrasonográficos, preferencialmente, na 12ª semana , no
período entre 24 e 28 semanas e a termo sendo facultado ao médico a solicitação
fora destes períodos sempre que achar necessário.
Serão
diagnosticadas e tratadas as intercorrências do período gestacional e quando
necessário, referenciadas a nível hospitalar.
Será
feita avaliação nutricional e referenciado ao setor de nutrição sempre que
necessário.
Será
feito encaminhamento para assistência odontológica preventiva e curativa .
§ Assistência
Pré-Natal à Adolescente
Além
de seguir todos os critérios acima, serão agendadas para um único turno mensal,
com número de atendimentos reduzido, antecedido por trabalho educativo
multiprofissional focado nas questões específicas da mãe adolescente. Estão
envolvidos nessa atividade, profissionais de enfermagem, psicologia, serviço
social, nutrição, odontologia e médico.
.Planejamento Familiar
São
realizados grupos mensais, organizados sob a forma de três encontros, sem
necessidade de inscrição prévia, para mulheres e homens. No trabalho educativo
são abordados temas referentes a sexualidade, métodos contraceptivos, autoconhecimento,
DST e violência. Após os três encontros será feita a escolha do método
contraceptivo e agendada consulta para adoção deste. Todos os métodos
reversíveis são fornecidos pela unidade, apenas os irreversíveis são referenciados
para outras unidades.
§ Consultas e Programas na Atenção
Especializada
As
consultas médicas na atenção especializada são realizadas de acordo com a
disponibilidade de turnos oferecidos para cada especialidade e organizadas
através de agendamento e demanda livre.
.
§ Cardiologia
O atendimento no setor é realizado por
médico clínico, que desenvolve 50% de sua carga horária para consultas em
cardiologia e laudos de ECG. As consultas são oferecidas a pacientes agendados
e de demanda espontânea para realização de risco cirúrgico.
§ Pneumologia
O
atendimento no setor de Pneumologia ocorre as 3ª e 5ª feiras, de forma a
atender a demanda de clientes domiciliados ou trabalhadores na A.P 1.0. Metade
da oferta de consultas é para pacientes agendados dos programas de tuberculose
e DST/AIDS e o restante para outras pneumopatias.O setor está aberto
diariamente para DOT e coleta para exame de BAAR.
§
Programa de Tuberculose
Todos
os pacientes suspeitos de TB são acolhidos, independente do número de vagas,
pelo enfermeiro ou pelo médico, solicitando exames e início do tratamento
quando necessário. Quando confirmado o diagnóstico, será preenchida ficha de
notificação e registro em livro próprio para acompanhamento dos casos, assim
como avaliação e acompanhamento dos contatos.
A
todos os pacientes inscritos deverá ser oferecido o esquema de tratamento DOT,
também com registro em livro próprio.
A
equipe do setor acompanhará os índices de abandono de tratamentos e proceder as
buscas, visando com isso, o resgate do paciente e a manutenção e eficácia do
tratamento.
No acolhimento, deverá ser realizado a
captação de sintomáticos respiratórios e registro em livro próprio.
§
Programa de DST/AIDS
É
realizado através do acompanhamento na Pneumologia, com registro em livro
próprio.
§
Dermatologia
O
atendimento no setor de Dermatologia ocorre às 2ª, 3ª, 4ª e 6ª feiras, de forma
a atender a demanda de usuários domiciliados ou
trabalhadores na AP1.0. O atendimento das dermatoses tem como prioridade o
acompanhamento dos casos de Hanseníase, sem prejuízo do atendimento de outras
patologias associadas a especialidade.
§
Programa de Hanseníase
Todos
os pacientes suspeitos de Hanseníase serão acolhidos, independente do número de
vagas, pelo enfermeiro ou pelo médico, solicitando exames e início do
tratamento quando necessário. Quando confirmado o diagnóstico, será preenchida
ficha de notificação e registro em livro próprio para acompanhamento dos casos,
assim como avaliação e acompanhamento dos contatos.
O
exame de baciloscopia será realizado pela enfermagem, registrando-os em livro
próprio e remetendo o material à administração, que o encaminhará a unidade
referenciada para execução da análise.
§
Saúde mental
O
acolhimento da saúde mental é realizado em grupo de recepção semanal, com a
participação da Psicologia e Psiquiatria.
Após
a recepção, os usuários são referenciados internamente para acompanhamento,
seja em grupo, seja individualmente de forma a garantir o tratamento adequado e
eficaz a solucionar as demandas existentes.
§
Psicologia
O
atendimento individual da Psicologia é realizado através de consultas agendadas.O
atendimento em grupo será tanto para usuários referenciados
do grupo de recepção, com proposta de tratamento para acompanhamento grupal,
quanto na participação de grupos dos Programas desenvolvidos na Unidade
(adolescentes, gestantes e outros).
A
referência interna e externa será garantida, seja através das ações desenvolvidas
na Unidade, seja através do sistema de regulação.
§ Psiquiatria
O
atendimento individual na Psiquiatria é realizado através de consultas
agendadas, referenciadas pelo grupo de recepção de saúde mental,
§
Homeopatia
A
oferta de consultas em Homeopatia é disponibilizada através de agendamento pelo
médico nas consultas subsequentes e no acolhimento para livre demanda
§ Fonoaudiologia
O
setor de fonoaudiologia atende a usuários referenciados internamente, pelas
escolas e por outras Unidades da área, além da procura por demanda espontânea.
O atendimento é individual , com hora marcada , ou em grupo quando necessário.
§
Nutrição
As
consultas individuais de nutrição serão oferecidas a usuários referenciados
internamente e aos de demanda espontânea. Serão exercidas atividades promovendo
acolhimento e atendimento individual e apoio multidisciplinar aos programas de
Hipertensão, Diabetes, Pré-natal, Criança/adolescente e Bolsa-Família.
Compete
ao setor a orientação e acompanhamento do estágio supervisionado de nutrição,
ao final do qual o setor será responsável pela avaliação do estágio efetuado.
§
Serviço Social
O atendimento
no serviço social é oferecido em todos os turnos da semana para demanda
individual ou coletiva , espontânea ou referenciada, emissão de laudos, pareceres sociais e
informação técnicas que possibilitem a garantia de direitos dos usuários.
Articular discussões de forma permanente que permitam junto à equipe de
trabalho e à comunidade uma análise da realidade social e institucional
intervindo para melhorar as condições de vida e de acessos aos serviços.
Este
serviço coordena o acompanhamento das condicionalidades de saúde dos inscritos
no programa Bolsa Família,com equipe multiprofissional,
permitindo a possibilidade de reavaliar
ações dentro do princípio da equidade.
Acompanha também na qualidade de
supervisor(a) de campo, estagiários(as) de Serviço Social, desde que tenha supervisão
acadêmica.
Incluir o Riocard e cartão
SUS????
§ Programa de práticas
integrativas e complementares
Acupuntura - direcionada
aos profissionais e clientes da Unidade, realizado por agendamento no setor.
Massoterapia - direcionada aos profissionais e clientes da Unidade,
realizado por agendamento no setor.
Atividade
física Tai-Chi-Chuam - desenvolvida pela parceria com o Centro Cultural
Laurinda Santos Lobo, que cede espaço para os clientes acompanhados na Unidade.
Horário de funcionamento terças e sextas -feiras das 9h às 11h.
§ Imunização
A sala de vacina oferece diariamente de 8;00 às 17:00 e sábados
de 8:00 às 12:00 de acordo com o
Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde;
O setor será responsável pelo acompanhamento do abandono vacinal
em menores de um ano;
O setor participará de Vacinação externa em caso de necessidade
de bloqueio por vigilância epidemiológica;
A vacinação BCG é realizada de rotina em todos os horários
§
SVS/Epidemiologia
Serviço de vigilância em Saúde:
Operacionalização das ações descritas de rotina e sistemáticas
de 8:00 às 17:00;
Participação em todas as reuniões internas e externas com
emissão de relatórios;
Participação em seminários e congressos para atualização com
emissão de relatório;
Supervisão, em conjunto com a Enfermagem das atividades
operacionais de imunização do CMS;
Atividades externas como visitas domiciliares e institucionais
de vigilância epidemiológica acontecem com agendamento em função do transporte
institucional estar disponível uma vez por semana em um turno. Em caso de
demanda urgente é solicitado apoio à CAP 1.0;
A supervisão de ações de vigilância epidemiológicas das unidades
privadas da área é também realizada de acordo com a demanda externa.
Atendimento a clientes de acidente biológico, com acompanhamento
dos casos.
Atendimento a casos de reação adversa após vacinação, com
acompanhamento e encerramento dos casos.
§ Odontologia
Atenção ambulatorial: procedimentos de odontologia básica
cirúrgica e restauradora, ações de prevenção das doenças bucais e promoção de
saúde.
Ações coletivas:
Na unidade: ações interdisciplinares nos grupos existentes na
unidade; educação em saúde, acolhimento e ações coletivas de prevenção em saúde
bucal.
Outros espaços: programa de saúde escolar em três escolas
municipais e tres creches pelo programa Dentescola.
As referências para as especialidades são reguladas pela CAP 1.0
e obedecem ao protocolo publicado pela Coordenação de saúde bucal.
O acolhimento é diário, das 8:00 as 17:00 , com inserção no programa de saúde bucal de
acordo com as necessidade .
As urgências são acolhidas e, posteriormente, referenciadas.
§ Hipodermia
A hipodermia funciona das 8:00 as 17:00 , nos diferentes
setores:
Sala de pré consulta - Pediatria – de 0 a 19 anos incompletos;
Sala de pré consulta da Pneumologia – Adultos atendidos no
setor;
Sala de pré- consulta da Clínica Médica - Adultos em geral.
Sala de pré-consulta da Ginecologia e Obstetrícia – Mulheres
atendidas no setor.
§
Exames laboratoriais
O CMS Ernani Agrícola em parceria com o Hospital Adventista
Silvestre, instituição filantrópica localizada no bairro de Santa Teresa,
realiza exames laboratoriais de rotina diariamente.Os pacientes são previamente
agendados,; gestantes e urgências podem ser encaixadas.
A
coleta é realizada às diariamente no horário de 7:00 as 11:00 , cumprindo todas
as normas de segurança, e posterior envio ao laboratório de referência.
Os
resultados são conferidos pelos servidores do setor e liberados para entrega na
administração /setor de agendamento onde são entregues aos pacientes conforme
data de agendamento, registrada no comprovante de realização em poder do
paciente ou seu representante
Outros Laboratórios de
referência : DASA/CIENTIFICALAB, Hospital da Políclinica Antonio Ribeiro Neto,
LACEN/RJ
§
ECG
Pacientes
com agendamento prévio ou urgências, agenda disponibilizada bimensalmente pela
enfermagem ao Setor de Informação Controle e Avaliação, De acordo com a escala
da equipe, serão realizados dois ou três turnos semanais. Os exames são analisados pelo médico
cardiologista da Unidade, que dispõe de um turno de atendimento semanal para
liberação dos laudos. O resultado é anexado
ao prontuário do paciente que o recebe na próxima consulta ou por solicitação
ao SICA, com registro da entrega em prontuário.
§
Farmácia
Dispensação de medicamentos ao público
atendido.
Orientação farmacêutica aos usuários.
Elaboração de estatísticas mensais dos
programas de HIV/Aids, saúde mental, saúde da mulher e contracepção,
hipertensão e diabetes, tuberculose/hanseníase,homeopatia Fitoterapia.
Atividades de planejamento, recebimento,
estocagem, conservação e controle de estoque de medicamentos.
Escrituração do livro de medicamentos
constantes da portaria 344/98 (medicamentos controlados).
Prestação de contas através do sistema
informatizado da secretaria municipal de saúde (SIGMA).
Gerenciamento dos medicamentos
anti-retrovirais através do Sistema de Controle logistico de medicamentos
(SICLOM)
§
Sala de curativo
A sala de curativo atende diariamente das 9:00 as 16:00 h, para
curativos crônicos, pé diabético, demais curativos e retirada de pontos. O
atendimento é realizado pela equipe de enfermagem.
Capítulo V – Desenvolvimento
profissional, preceptoria e supervisão
1 - Desenvolvimento profissional
O desenvolvimento profissional é fundado
na valorização do servidor através da instituição, com estímulo e espaço para o
aprendizado contínuo individualizado ou compartilhado com as várias categorias
funcionais, que são a base da promoção de saúde e do atendimento
interdisciplinar.
A participação em congressos e cursos de atualização ou
de aperfeiçoamentos deve ser programada com antecedência, de preferência no início
de cada ano de forma a não acarretar prejuízos ao atendimento ao usuário.
Haverá priorização nos cursos ou eventos classificados
como importantes para o desempenho da prática clínica ou para o desenvolvimento
da atenção à saúde.
O
chefe imediato deverá, em consenso, discutir a liberação com os chefes dos
demais seguimentos, principalmente nos eventos multidisciplinares.
É importante a participação, que se faz
imperiosa, do servidor da unidade nos treinamentos e capacitações deflagrados
pelos programas de saúde da SMSDC, assim como, da parte administrativa quando
se fizer necessário.
2- Preceptoria e supervisão.
Através de convênios firmados entre
diversas Universidades, principalmente o Curso de Medicina da Universidade
Estácio de Sá e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o CMS é, há
alguns anos, um cenário de ensino-aprendizagem em serviço para diversos
acadêmicos. Isto implica uma ampla rede de parcerias no desafio da
integralidade das ações, no papel social e transformador dos estudantes e na
relação com a comunidade assistida a cada semestre. As Unidades de Saúde são locais privilegiados
de aprendizagem ativa e desenvolvimento das competências e habilidades como
comunicação adequada com profissionais e pacientes, postura crítica e
construtiva às práticas de saúde, participação interdisciplinar, promoção da
integralidade, desenvolvimento de práticas educativas considerando a realidade,
os direitos e a subjetividade dos atores sociais envolvidos. A
responsabilidade, respeito e parceria estabelecidos por cada aluno/supervisores/preceptores
têm possibilitado o contínuo aprendizado que vem sendo desenvolvido nesta UBS,
favorecendo a participação ativa em procedimentos de caráter coletivo, visando
principalmente experiências em atividades de cunho preventivo e de promoção à
saúde além de desenvolverem pesquisas relacionadas aos diversos programas
existentes
O CMSEA é um cenário de ensino multiprofissional/interdisciplinar : nutrição, medicina, enfermagem, farmácia,
odontologia, serviço social.
Capítulo V – Qualidade da gestão
A unidade desenvolve mecanismos de
avaliação da qualidade de gestão.
1- Reuniões de equipe
Reuniões mensais da equipe
de gestão para análise e debate das ações empreendidas na unidade, das demandas
internas e externas, das fragilidades encontradas e adoção de medidas que visem
a eliminação das barreiras. Cada reunião é registrada em livro ata existente na
direção da unidade.
O
repasse imediato das soluções ou ações implementadas é realizado através de
discussões setoriais para difusão da informação em todos os seguimentos
envolvidos.
Reuniões
extraordinárias podem ser agendadas para soluções urgentes caso necessário.
As
reuniões setoriais são realizadas com a chefia imediata com convocação
interdisciplinar quando necessário. Algumas informações são repassadas via
memorando,ou e-mails principalmente
quando protocolos são instituídos no fluxo dos serviços.
2-Satisfação do usuário.
Através do acolhimento individual e do
acolhimento em grupo, a escuta e observação das necessidades do usuário, é a primeira
forma de avaliação da satisfação dos serviços prestados.
O usuário conta, ainda, com canal de
comunicação direta com a direção da unidade, de forma a proporcionar a melhoria
do serviço através de caixa de sugestões, livros de registro de demanda ou por
atendimento pessoal e individualizado prestado pela chefia do setor solicitado.
As sugestões são analisadas diariamente pela
chefia do serviço e direção da unidade, promovendo-se o contato e a resolução
da questão. A par dos instrumentos internos, o
usuário conta com o serviço de ouvidoria da Coordenação de Área, sob o
telefone, divulgado em diversos locais na
unidade e, também, com um serviço de ouvidoria geral sob o telefone 1746..
3-Satisfação do profissional
Os profissionais encontram comunicação direta
com suas chefias com escuta diária ou via reuniões periódicas além do contato
direto com a direção da unidade de forma a proporcionar a resolução ou
implementação das necessidades apresentadas e a satisfação e bem estar do
profissional.
Capítulo VI – Referências Externas
Com o fortalecimento do
sistema de regulação de vagas, a referência externa para as demais
especialidades, procedimentos e exames se dá através do SISREG. A maternidade
de referência do Programa Cegonha Carioca é a
Maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda e a referência
para Vaga Zero e Vaga de internação é o CER Centro. O RIO IMAGEM é a referência
para o agendamento dos exames de diagnóstico por imagem.
Capítulo VII – Das disposições finais
O CMS Ernani Agrícola atua como a unidade de atenção primária em
saúde da XXIII RA e prioriza a qualidade dos serviços a serem oferecidos para a
população do seu território, conforme proposto e direcionando pela Carteira de
Serviços.
A discussão acerca da territorialização e do acesso dos usuários à
unidade ainda se configura como um elemento importante de discussão, visto que
o CMS Ernani Agrícola localiza-se distante de parte dos usuários do nosso
território que utilizam este serviço como porta principal de acesso aos
serviços de saúde.
Cabe ressaltar que o regimento interno é um documento valioso para
os profissionais e usuários e quaisquer alterações neste documento serão discutidas
e tomadas em reunião pela maioria absoluta dos presentes e submetidas à
aprovação.
0 comentários:
Postar um comentário